É o que propõe o longa As Duas Vidas de Andrés Rabadán, que estreia no Eurochannel no dia 6/2, segunda-feira, às 21h, e é baseado na história do espanhol Andrés Rabadán, um assassino de sangue frio, que matou o próprio pai e tentou destruir centenas de vidas descarrilando três trens.
Após sua captura, Andrés Rabadán não deu nenhuma explicação sobre seus terríveis atos e, durante o julgamento, foi diagnosticado com esquizofrenia paranóica e sentenciado a 20 anos de prisão psiquiátrica. Incapaz de escapar, Rabadán teve tempo livre para analisar seus próprios e incompreensíveis motivos. Gradualmente, o assassino aprendeu sobre o funcionamento de sua própria mente e lembrou que foi abusado, várias vezes, por seu próprio pai enquanto, ainda menino, lutava para esquecer a tragédia do suicídio de sua mãe. Depois de numerosas tentativas falidas de fuga e de suicídio, Rabadán encontrou, finalmente, uma maneira de lidar com sua raiva destrutiva: por meio da arte.
O próprio Rabadán foi coroteirista do filme. Alex Brendemhül ganhou o prêmio de melhor ator e Andrés Herrera e Clara Segura, os prêmios de melhores atores coadjuvantes na premiação Gaudí da Escola Catalã de Cinema.
As Duas Vidas de Andrés Rabadán (Les dues vides d'Andrés Rabadán, Espanha, 2008)
Estreia: 6/2, segunda-feira, às 21h
Diretor: Ventura Durall
País: Espanha
Gênero: Drama
Sinopse: Onze anos após matar seu pai e descarrilar três trens, Andrés Rabadán (Alex Brendemhül) planeja escapar do asilo onde está preso. No entanto, a chegada de um novo psiquiatra faz com que reconsidere sua fuga. Sem nenhum lugar para ir, Rabadán tem de enfrentar sua agitação interna e identificar as tragédias do passado que o levaram a se tornar o monstro que se tornou.
BTCN Conectado a Você!