Num patamar mais específico, o Globosat HD funciona sob o conceito de superstation, agregando o melhor dos canais da programadora e produtos próprios, que só vão ao ar ali, especialmente seriados, como “Camelot” e “Murdoch mysteries”. Como o GNT vai ganhar seu espelho em HD em março de 2012, e Multishow e SporTV seguem pelo mesmo caminho, o Globosat HD deve exibir mais atrações exclusivas.
Vice-presidente sênior e gerente geral da Sony Pictures Television no Brasil, Alberto Niccoli Junior acredita que o telespectador brasileiro vem se adaptando a esta nova realidade.
- Os canais SD e HD vão coexistir por algum tempo, mas a tendência é que todos sigam para esta tecnologia. Foi assim com a fita cassete, com o VHS, com o DVD. Não fazia sentido ter produções em alta definição e não exibi-las assim – avalia o executivo.
Para Alberto, este movimento parte dos assinantes, que integram um mercado que ele classifica como “exigente e avançado”:
- Lançamos o Sony HD em dezembro de 2010 e o AXN HD em julho deste ano. Planejamos lançar o Sony Spin HD. Hoje, exibimos a mesma programação, com algumas mudanças na madrugada e sem comerciais no HD, apenas promos e chamadas das atrações. Foi uma opção para entendermos como eles funcionariam e, ainda, a demanda de anunciantes. O mercado precisa se adaptar.
Além do Sony Spin e do GNT HD, mais canais entram na grade em breve. Uma versão HD do FX, segundo a Fox, já é esperada. Em março, é a vez do Cartoon Network, que vai estrear novas séries, como os renovados “Thundercats”, em alta definição. A Globosat também vai pôr no ar um novo espaço para a programação infantil, o Gloob. Anthony Doyle, vice-presidente regional da Turner International do Brasil (que agrega o Cartoon, além de Warner Channel, Space, TNT, CNN, Boomerang, TCM, TBS, truTV, Woohoo e Glitz), conta que ainda se esbarra em dificuldades técnicas para ampliar a oferta em HD.
Na TV aberta, Globo, RedeTV!, SBT, Band e Record já possuem seus canais em alta definição. A TV por assinatura vê o nicho se expandir. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 12 milhões de domicílios utilizam a TV paga. Agora, as operadoras apostam que, na cola da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil, a procura pelo HD deve aumentar – e os preços dos pacotes podem cair.
Com informações : O Globo , revista da TV
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